Grupos de trabalho continuam discussões sobre gestão da saúde pública

Sex, 05 Mai 2017 16:52

Grupos de trabalho continuam discussões sobre gestão da saúde pública

O seminário sobre gestão da saúde pública, realizado desde o início da manhã desta sexta-feira (5), na Câmara Legislativa, debate nesta tarde três grandes temas relacionados ao novo modelo administrativo que o GDF está implantando na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A criação do Instituto Hospital de Base é um dos temas em discussão e, não por acaso, o que reúne mais interessados, pois a mudança proposta pelo governo não tem angariado apoio dos servidores do hospital.

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, responde questões levantadas pelo público e busca esclarecer a proposta do GDF para o maior hospital de Brasília. "Muitos boatos estão sendo espalhados, como, por exemplo, que as consultas passariam a ser pagas, o que não procede. O hospital continuará atendendo o SUS, mas com um novo modelo de gestão", explicou. Ao ser questionado sobre quais mudanças positivas os pacientes terão com o novo modelo, o secretário respondeu que "encontrarão um hospital mais bonito, mais bem equipado e sem furos na escala de plantão".

Em outra sala, os participantes discutem estratégias para a promoção da saúde. Questões como detecção precoce de doenças e ações preventivas estão na pauta do debate. O terceiro grupo se debruça sobre a descentralização da saúde e seus desafios. Nessa sala, os participantes discutem o compartilhamento de responsabilidades entre a Secretaria de Saúde e suas regionais, as experiências de descentralização em outros estados e as dificuldades específicas do Distrito Federal na implantação desse novo modelo.

Éder Wen - Coordenadoria de Comunicação Social