Educação volta a ser tema do ciclo de palestras 'Diálogos Inspiradores'

Seg, 11 Set 2017 18:16

Educação volta a ser tema do ciclo de palestras 'Diálogos Inspiradores'

Os desafios da educação no Brasil voltam a ser debatidos no ciclo de palestras "Diálogos Inspiradores – Brasília, a cidade que queremos", que acontece nesta quinta-feira (14), às 20h, no auditório da Câmara Legislativa. Em sua quarta edição, a iniciativa foi lançada em abril deste ano pelo Legislativo local, com o objetivo de construir junto com a população proposições para o futuro de Brasília. As palestras ocorrem uma vez por mês, sempre no mesmo horário e local. A intenção é estimular o diálogo entre lideranças, população, gestores e representantes políticos sobre temáticas que interessam à cidade.

Para a quarta edição foram convidados o diretor de articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, que abordará o tema central "Desafios da Educação", e a vice-presidente da Fundação Pitágoras, Helena Neiva, que vai falar sobre o movimento "Conspiração Mineira pela Educação" e apresentar o projeto "Aliança Brasileira pela Educação", iniciativa que poderá ser estendida ao Distrito Federal. O jornalista e radialista Estevão Damázio será o mediador.

Falar sobre a educação e seus desafios no Brasil é uma tarefa sem grandes dificuldades para Mozart Ramos, que possui vasta experiência como professor, educador e autor livros como "Educação Sustentável" (2006) e "Educação brasileira: uma agenda inadiável" (2015). Em função de seu trabalho e luta em prol da educação no País, obteve amplo reconhecimento aqui e no exterior. Em 2008, foi eleito pela Revista Época uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Antes disso, foi agraciado com diversas comendas internacionais, entre elas a de Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França (2006); Educador Internacional do Ano - IBC Cambridge (2005); e Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana (2002).

Intercâmbio – Helena Neiva explica que a missão da Fundação Pitágoras, da qual é vice-presidente, é contribuir para a melhoria da educação brasileira por meio da aplicação de uma metodologia avançada de gestão, chamada "Sistema de Gestão Integrada" (SGI). Segundo ela, a entidade orienta a implantação do SGI na rede pública de ensino, dando suporte técnico a lideranças e transferindo a metodologia. "O resultado mais flagrante dessa implantação é um avanço significativo da aprendizagem dos alunos, principalmente nas suas habilidades de leitura, escrita, cálculo, expressão oral e solução de problemas", observa.

Neiva explica também que o trabalho da chamada "Conspiração Mineira pela Educação" já dura dez anos e beneficia 1.741 escolas e 1,3 milhão de alunos de escolas públicas em Minas Gerais. O trabalho é desenvolvido por meio dos fóruns de diretores, que são encontros sistemáticos mensais com diretores das redes públicas municipal e estadual de ensino, com o objetivo de fortalecer as lideranças, além de promover a troca de experiências e o intercâmbio das melhores práticas de gestão do ensino. Constituem temas estratégicos dos fóruns de diretores a pacificação das escolas, a integração família-escola; a motivação dos professores; a motivação dos alunos; e a melhoria dos indicadores oficiais de aprendizagem.

Helena Neiva destaca ainda que é exatamente esse formato, testado e validado por uma década, que está sendo replicado na Aliança Brasileira pela Educação. Segundo ela, missão da Aliança é contribuir para a melhoria da qualidade das escolas públicas brasileiras - municipais e estaduais -, com foco na educação básica. A estratégia para levar adiante essa missão é fortalecer a liderança das escolas, por meio da realização de encontros sistemáticos para a troca de experiências e o intercâmbio das melhores práticas de gestão.

O projeto encontra-se em plena expansão. Além das escolas e estudantes de Minas Gerais, o projeto atende hoje 378 escolas e 208 mil alunos em Mato Grosso do Sul; 313 escolas e 370 mil alunos em São Paulo; e 200 escolas e 120 mil alunos no Rio de Janeiro.

Ciclo de palestras "Diálogos Inspiradores – Brasília, a cidade que queremos"
Tema: Desafios da Educação
Data: 14/09/2017 (quinta-feira)
Local: Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal – Praça Municipal, Quadra 02, Lote 05 – Brasília/DF