Últimas Notícias Últimas Notícias

« Voltar

Dia do Piauí é comemorado na Câmara Legislativa

Dia do Piauí é comemorado na Câmara Legislativa

Qua, 18 Out 2017 13:04

Dia do Piauí é comemorado na Câmara Legislativa

Dia do Piauí é comemorado na Câmara Legislativa

A Câmara Legislativa realiza nesta quinta-feira (19), às 19h, no plenário, sessão solene em comemoração ao Dia do Piauí, com participação de muitos piauienses, além de parlamentares, autoridades e representantes daquele Estado. A iniciativa da solenidade partiu do deputado Chico Vigilante (PT). A data comemorativa faz parte do calendário oficial de eventos do Distrito Federal desde 2007.

O estado do Piauí completa este ano 195 anos de emancipação. A data comemorativa (19 de outubro), é uma alusão à primeira assinatura de adesão do estado à Independência do Brasil, fato ocorrido na cidade de Parnaíba, em 19 de outubro de 1822. A data foi destacada no calendário piauiense por força de uma lei local, publicada em 1937, de autoria do deputado estadual José Burlamaqui de Abreu.

Dados históricos apontam que o Piauí foi povoado por muitas tribos indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil, dentre elas, destacam-se os tremembés, que viviam próximo ao litoral e ao Rio Parnaíba. A exploração do Piauí aconteceu devido a presença dos bandeirantes, como domingos Jorge Velho e domingos Afonso Mafrense, que se tornaram proprietários de amplas terras no estado.

O deputado Chico Vigilante ressalta a importância e a contribuição dos cidadãos piauienses na construção da sociedade do Distrito Federal. De acordo com dados recentes do IBGE, a capital federal, com seus mais de 3 milhões de habitantes, possui o seu terceiro maior grupo de migrantes de sua população composta por piauienses e descendentes destes.

José Coury Neto
Foto: Silvio Abdon
Comunicação Social - Câmara Legislativa