Últimas Notícias Últimas Notícias

CLDF realiza sessão solene em comemoração aos 57 anos do Gama

CLDF realiza sessão solene em comemoração aos 57 anos do Gama

Seg, 09 Out 2017 09:32

CLDF realiza sessão solene em comemoração aos 57 anos do Gama

CLDF realiza sessão solene em comemoração aos 57 anos do Gama

A Câmara Legislativa realiza nesta segunda-feira (9), às 15h, sessão solene para celebrar o aniversário de 57 anos do Gama. O evento, de iniciativa do deputado Chico Vigilante (PT), acontecerá no campus do Gama do IFB (DF 480, Lote 01, Setor de Múltiplas Atividades). A solenidade contará com a presença de moradores, líderes comunitários, empresários, parlamentares e autoridades.

Ao justificar a homenagem, o deputado Chico Vigilante ressaltou a importância do Gama para o desenvolvimento econômico, cultural e esportivo do Distrito Federal. Ele lembra que a cidade foi fundada em 12 de outubro de 1960, e hoje tem mais de 150 mil habitantes, consolidando-se cada vez mais como a mais importante região administrativa da região sul do DF.

História - Com a decisão de transferir a capital do Brasil para o Planalto Central, as terras que pertenciam às fazendas Gama, Ponte Alta, Ipê e Alagado ficaram dentro da área escolhida para abrigar Brasília. Em 1959, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), residiam no local que viria a se tornar o Gama pouco mais de 950 pessoas. Na década de 1960, 30 famílias foram transferidas para lá, em função das obras da barragem do Lago Paranoá.

O Gama tornou-se região administrativa em 1989, por meio da Lei nº 49/89 e do Decreto nº 11.921/89, que fixou os novos limites das regiões administrativas do Distrito Federal. É formado por área urbana e rural. A área urbana divide-se em cinco setores: Norte, Sul, Leste, Oeste e Setor de Indústrias. Já a área rural é composta pela Colônia Agrícola Ponte alta, Córrego Crispim e Núcleos rurais Monjolo, Ponte Alta de Baixo, Ponte Alta Norte, Alagado e Casa Grande.

Economia - Atualmente, a cidade é um grande polo econômico e geográfico para outras regiões administrativas do DF e cidades goianas, como Recanto das Emas, Riacho Fundo, Santa Maria e Santo Antônio do Descoberto e Novo Gama, em Goiás.

O Gama tem seu comércio local consolado como sua principal atividade econômica, movimentando milhares de empresas, dentre elas faculdades, bancos, indústrias e o Gama Shopping, além das redes de academias, farmácias e supermercados. Já o setor de indústria foi transformado em área mista, possibilitando a incorporação de empreendimentos comerciais e habitacionais.

Cultura - A cultura na cidade é expressada por meio de feiras, festivais e movimentos culturais locais. O Gama conta com diversos equipamentos culturais, dentre eles o Teatro Galpãozinho, Teatro Espaço Semente, Centro Cultural do Gama, entre diversos outros que possibilitam a propagação cultural da população.

A cidade ganhou projeção nacional também graças ao seu time de futebol, Sociedade Esportiva do Gama, que, no final dos anos 90, marcou seu nome entre os grandes times do país. O Estádio Valmir Campelo Bezerra, mais conhecido como Estádio do Bezerrão, é sede dos jogos do time.

José Coury Neto - Coordenadoria de Comunicação Social