Campuseiros dão sugestões para aproximar Legislativo da sociedade

Sex, 16 Jun 2017 20:16

Campuseiros dão sugestões para aproximar Legislativo da sociedade

A Câmara Legislativa segue participando da Campus Party, evento mundial de inovação que reúne aficionados por tecnologia de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Desde quarta-feira (14) até domingo (18), o Laboratório Hacker de Inovação (LabHinova) da Câmara Legislativa participa do evento, colhendo sugestões de como aproximar as atividades legislativas da população. Até esta sexta-feira (16), várias ideias já foram apresentadas no estande do LabHinova, onde os "campuseiros", como são chamados os participantes do evento, deixam mensagens em vídeo, que posteriormente serão discutidas junto com a comunidade de desenvolvedores de aplicativos e hackers da informação que atuam em parceria com o LabHinova.

O estudante Cleidivan Batista foi um dos campuseiros que deixou sua sugestão para melhoria da relação entre a Câmara Legislativa e a população do DF. "Uma ideia interessante é a criação de um aplicativo que mostre todos os projetos de lei em tramitação na Câmara Legislativa, com enquetes para que a população possa se posicionar sobre esses temas", sugeriu. Já para Sócrates Santana, que veio de Salvador, Bahia, para acompanhar o evento, é importante criar ferramentas para que o cidadão fiscalize seus representantes. "O Legislativo precisa se aproximar das pessoas, e uma forma eficiente de se alcançar isso é abrindo seus dados de forma clara para a população. O eleitor precisa de uma ferramenta para acompanhar as atividades do poder público e cobrar resultados", opinou.

Para Tales, estudante da Universidade de Brasília, uma das soluções para incrementar a participação popular no Legislativo também passa pela criação de um aplicativo simples e prático para celulares. "Sabemos que a Câmara Legislativa já disponibiliza muitas informações, mas precisamos apresentar esses dados de forma amigável, até para despertar mais interesse nas pessoas", disse. E sugeriu: "Temos que criar um aplicativo para acompanhar a tramitação de um determinado projeto, enviando notificações para o celular das pessoas à medida que a matéria for avançando. Esse aplicativo poderia informar como cada deputado votou naquele determinado projeto. Assim, todos saberão quais são os posicionamentos dos nossos representantes".

Luciano Ataíde, que trabalha na área de inovação tecnológica, apresentou uma proposta para tornar mais ágil a implementação de novas ideias no setor público. "Os órgãos públicos deveriam lançar editais de concursos de ideias inovadoras. Esta seria uma nova forma de contratação de serviços, permitindo a implementação de fato dos projetos", afirmou. Entre as diversas outras ideias recebidas pelo LabHinova na Campus Party, estão ferramentas para participação à distância de audiências públicas e aplicativos para mapeamento das demandas de serviços públicos em cada comunidade do DF.

Éder Wen - Coordenadoria de Comunicação Social