Apresentação de banda da Mongólia lota auditório da CLDF

Seg, 23 Jan 2017 15:24

Apresentação de banda da Mongólia lota auditório da CLDF

Dando início a projeto cultural que a nova Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal pretende executar de 2017 a 2018, a banda Khusugtun se apresentou no auditório da Casa na última sexta-feira (20). O sexteto de música folclórica da Mongólia atraiu centenas de pessoas para evento que lembrou os 30 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o país asiático.

Muito aplaudido, o grupo executou 12 músicas sobre temas variados, como os animais do zodíaco, que determinam o estilo de vida nômade dos mongóis; rios da Mongólia e em homenagem ao conquistador Genghis Khan. Aplaudidos de pé, o grupo ainda apresentou mais uma canção a pedido do público.

"É com grande alegria e honra que recebemos na Câmara Legislativa a banda Khusugtun. Esse concerto marca o início de um projeto cultural que a Casa pretende implantar ao longo dos próximos dois anos", destacou o presidente do Legislativo local, deputado Joe Valle (PDT).

Destaque da música asiática, o grupo combina o uso de instrumentos tradicionais da cultura nômade ao canto Tuvan Throat Singing, que utiliza técnicas vocais pouco conhecidas no Ocidente e que foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. A banda tem no currículo diversos prêmios – como o 2º lugar no programa "Asia's Got Talent 2015" – e já subiu ao palco em vários países do mundo.

Denise Caputo - Coordenadoria de Comunicação Social