Perguntas frequentes Perguntas frequentes

1) Já inscrevi meu filme no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. É preciso inscrevê-lo, também, no Troféu Câmara Legislativa?

Sim. Assim como nos dois últimos anos, o Troféu Câmara Legislativa conta com edital próprio, de forma que a inscrição dos filmes que desejam concorrer aos prêmios da CLDF e ser exibidos na Mostra Brasília deve ser feita de acordo com este regulamento.

2) O filme precisa ser inédito?

Não, mas deve ter sido concluído a partir de 1º de agosto de 2016. 

3) Como faço a classificação indicativa do filme?

O papel da classificação é informar as faixas etárias compatíveis ao tipo de material veiculado. O Ministério da Justiça possui um manual e um guia prático de classificação indicativa, que podem ser acessados aqui. Para a inscrição, basta consultar e indicar a autoclassificação no formulário. Esse item é de preenchimento obrigatório.

4) Nem todos os membros do meu projeto são do Distrito Federal, posso inscrever meu filme?

Sim, desde que a maioria da equipe do filme seja do DF, considerando o total de pessoas que serão parte dos registrados na ficha de inscrição. Diretor ou produtor, assim como empresa produtora, devem, necessariamente ser de Brasília. A comprovação se dá por meio de comprovantes de endereço ou da declaração, conforme consta no edital.

5) Todos os documentos de comprovação de nascimento ou residência devem estar autenticados no ato da inscrição?

Não. Para a inscrição não é necessário, mas indicado, o que pode auxiliar na agilidade do pagamento do prêmio no futuro.