Voltar Premiações do Troféu Câmara Legislativa recebem reajustes

Premiações do Troféu Câmara Legislativa recebem reajustes

Publicado em 11/05/2017 07h21

O cinema do Distrito Federal vai ganhar mais incentivo este ano. Organizada pela Câmara Legislativa, a já tradicional Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro teve suas premiações reajustadas em R$ 40 mil, totalizando R$ 240 mil (ver abaixo). Até a última edição, o Troféu CLDF concedia um total de R$ 200 mil em prêmios. O ato da Mesa Diretora que autorizou a elevação do valor das premiações foi publicado nesta quinta-feira (11), no Diário da Câmara Legislativa (DCL).

Os deputados distritais autorizaram também reajustes nas remunerações da comissão de seleção do Troféu Câmara Legislativa e do júri oficial da premiação, cujos integrantes dos dois grupos passarão a receber R$ 3 mil reais cada.

Além do prêmio de R$ 100 mil que a Câmara vai entregar ao vencedor da categoria de melhor longa-metragem, a Petrobrás anunciou que, por meio de seu programa de incentivo à cultura, vai pagar outros R$ 100 mil ao melhor filme dessa categoria, o que torna a Mostra Brasília ainda mais atrativa às produções da cidade.

Vitrine - A Mostra Brasília, na qual concorrem apenas filmes produzidos no Distrito Federal, será exibida durante o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que vai acontecer de 15 a 24 de setembro de 2017, no Cine Brasília. Em breve, o Comitê Gestor do 22º Troféu Câmara Legislativa vai lançar o edital de seleção dos filmes que vão concorrer nas 12 categorias previstas.

O Troféu foi criado em 1996, como forma de reconhecimento aos cineastas brasilienses e também para incentivar os jovens realizadores do cenário local.

Prêmios do Júri Oficial:

a) melhor longa-metragem: R$ 100 mil;

b) melhor curta-metragem: R$ 30 mil;

c) melhor direção: R$12 mil;

d) melhor ator: R$ 6 mil;

e) melhor atriz: R$ 6 mil;

f) melhor roteiro: R$ 6 mil;

g) melhor fotografia: R$ 6 mil;

h) melhor montagem: R$ 6 mil;

i) melhor direção de arte: R$ 6 mil;

j) melhor edição de son1: R$ 6 mil;

I) melhor trilha sonora: R$ 6 mil;

Prêmio do Júri Popular:

a) melhor longa-metragem: R$ 40 mil reais;

b) melhor curta-metragem: R$ 10 mil reais.