Notícias

Voltar Filmes que disputam o Troféu CLDF continuam em exibição neste domingo (25)

Filmes que disputam o Troféu CLDF continuam em exibição neste domingo (25)

Publicado em 24/09/2016 15h30
O cinema da cidade continua em cartaz neste domingo (25), encerrando a programação da Mostra Brasília do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Amanhã serão exibidos mais seis filmes que disputam o Troféu Câmara Legislativa, que há 21 anos premia e estimula a produção audiovisual do Distrito Federal. Gratuitas, as sessões acontecem às 11h, às 14h e às 16h30 no Cine Brasília.

Nesta edição, 12 filmes – de um total de 57 inscritos – estão concorrendo ao Troféu CLDF. Seis curtas e seis longas disputam R$ 200 mil em prêmios, além de uma premiação adicional concedida pela CiaRio Brasília, para a locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria.

Na programação de amanhã estão três longas documentários, dois curtas de ficção e uma animação. Todos eles serão avaliados em 11 categorias pelo Júri Oficial e mais duas pelo Júri Popular, baseado nos votos do público. O anúncio dos vencedores acontecerá na solenidade de premiação do Festival de Cinema de Brasília, em 27 de setembro, a partir das 19h, no Cine Brasília.

Todos os filmes da Mostra Brasília serão reprisados nos dias 26 e 27 (segunda e terça), às 10h, às 14h e às 16h, no auditório da CLDF. As exibições também serão gratuitas.

Confira a programação de amanhã.

25/09 – Domingo

11h

O luto, de João Gabriel Caffarelli e Saulo Santos, ficção, 2min, Classificação Livre, 2015

Sinopse - Quando um amigo parte dessa para melhor, cabe aos que ficam, engolir o luto.

Trailer

#EraDosGigantes, direção de Maurício Costa, documentário, 122min, Classificação Livre, 2016

Sinopse - Retrata o confronto entre os principais personagens da política externa de Lula, seus opositores, analistas e a opinião pública na era das redes sociais. Com entrevistas, pesquisas de notícias, imagens de arquivo e inserção de tweets originais, o filme procura responder se a política externa do Presidente Lula defendia os interesses do seu partido ou os interesses do Brasil.

14h

A festa dos encantados, de Masaroni Ohashy, animação, 15min, Classificação Livre, 2016

Sinopse - A história de como um índio Guajajara, que procurava pelo irmão perdido, encontrou um mundo subterrâneo, habitado por seres encantados e ali permaneceu até aprender todos os rituais e cânticos de várias celebrações, sendo a Festa do Mel a mais importante delas. Com saudades da família voltou para seu povo e passou a contar as histórias e a ensinar, na sua aldeia de origem, tudo o que havia aprendido com os encantados. Antes disso, de acordo com a lenda, os Guajajara não realizavam festas.

Trailer

Catadores de história, direção de Tania Quaresma, documentário, 75min, Classificação Livre, 2016

Sinopse - O filme mostra o cotidiano dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, que tiram seu sustento do que a sociedade descarta e chama de "lixo". Partindo do lixão da Estrutural, maior lixão a céu aberto da América Latina, que fica em Brasília, a 18 km do Palácio do Planalto, o documentário desvenda a multifacetada realidade desses profissionais que, apesar das condições sub-humanas de trabalho, conseguem dar exemplo de união, dignidade, solidariedade e cidadania. Filmado principalmente em Brasília, o longa metragem traz imagens de outras regiões do Brasil compondo um painel que ajuda entender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, editado em 2011

Rosinha, de Gui Campos, ficção, 14min, Classificação 14 anos, 2016

Sinopse - No alvorecer da existência, uma rosa desabrocha ao receber as carícias dos últimos raios do sol. Um filme sobre amor e sexualidade na terceira idade e a luta para sobrepujar as convenções sociais.

Trailer

Cora Coralina – todas as vidas, direção de Renato Barbieri, documentário, 74min, Classificação Livre, 2015

Sinopse - O filme tem uma narrativa poética nas vozes, sentimentos e interpretações de seis gerações de grandes atrizes brasileiras. Uma polifonia das vozes que habitaram Cora Coralina, revelada em prosa, verso e imagens com o seu imenso talento literário e conteúdo humano. O filme mostra a trajetória de Cora Coralina, dos anos de infância até se casar e sair de Goiás, do largo tempo de 45 anos vividos em diferentes cidades do estado de São Paulo e de seu retorno à Goiás, quando se revelou ao Brasil com a força de sua poesia.