Júlia Lucy

Júlia Lucy

Júlia Lucy

Júlia Lucy

Procuradora Especial da Mulher e Presidente da CDESCTMAT

Nome completo: Júlia Lucy Marques Araújo

Nascimento: 21/11/1985

Profissão: Servidora Público Federal

Partido político: União Brasil

Gabinete: Nº 23 - 4º Andar

Redes Sociais

Biografia

Júlia Lucy Marques Araújo (Patos de Minas, 21 de novembro de 1985) é uma servidora pública e política brasileira. Em 2018, em sua primeira candidatura, foi eleita deputada distrital, integrando a sétima legislatura (2019/2022) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Na Casa, foi eleita Procuradora Especial da Mulher da Câmara Legislativa do DF para os biênios 2019/2020 e 2021/2022. É membro titular da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT), além de suplente nas Comissões de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC), Assuntos Sociais (CAS) e Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar (CDDHCEDP).

Integra os movimentos Eu Sou Livres, movimento político suprapartidário em defesa do liberalismo, e o RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), desde 2019.

É autora da lei pioneira no país (Lei distrital nº 6.303/2019) que instituiu a aplicação de multa administrativa ao agressor das vítimas de violência doméstica definidas na Lei Maria da Penha e a lei que criou a Semana Maria da Penha nas Escolas (Lei nº 6.325/2019).

A Lei que criou o primeiro ‘Sandbox' no Brasil também é de sua autoria (Lei distrital nº 6.653/2020), que instituiu no Distrito Federal a criação de Zonas de Desenvolvimento de Inovação e Tecnologia – “Regulatory Sandbox,” para suspender temporariamente a incidência de normas para que empresas testem seus produtos e serviços sem amarras burocráticas, até que tenham suas inovações plenamente desenvolvidas.

Filha de Júlio Roberto de Araújo e Lucia Helena Marques Araújo, é mãe de Luisa. Formada em Ciência Política pela Universidade de Brasília, entrou para o serviço público aos 18 anos, como servidora da Polícia Federal (2004-2013); depois, assumiu o cargo de analista em ciência e tecnologia da Capes (2013-2014) e, atualmente, é servidora do Conselho Nacional de Justiça (desde 2014) licenciada para o mandato parlamentar.

É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com MBA em Gestão de Projetos, e coautora do livro ‘Candidato de Primeira Viagem’, com relatos pessoais e estímulo à participação da mulher na política.

Em 2018 foi eleita deputada distrital com 7.665 votos. É autora do projeto que criou o Selo Empresa Amiga da Primeira Infância, lançado pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que premia anualmente empresas que tenham berçário, brinquedoteca, biblioteca ou creche no seu espaço, que flexibilizam horários para funcionários com filhos menores de seis anos e tenham programas de educação para gestantes, entre outros.

 

Procuradora Especial da Mulher na CLDF (2018-2022)

Apaixonada pelo empreendedorismo, inovação e pela revolução que ela provoca, ansiosa pela implantação de ferramentas tecnológicas no setor público (saúde, educação e segurança, por exemplo), a fim de devolver ao cidadão em forma de serviços de qualidade toda a carga tributária que lhe é cobrada.

Por fim, profunda defensora de que o poder de decisão do povo não deve ser restrito ao período eleitoral. Defende firmemente que é possível fazer um mandato colaborativo, e conta com uma grande equipe de consultores voluntários do mandato.

Eleita com 7.665 votos em sua primeira disputa eleitoral, Júlia Lucy, 33, é mãe, esposa, cientista política da UnB e funcionária pública de carreira desde os 18 anos.

Especializada em Políticas Públicas, Gestão Governamental e Gerência de Projetos, também é empreendedora social, com trabalhos voltados para o empreendedorismo feminino e a transformação social por meio da capacitação profissionalizante de mulheres em situação de vulnerabilidade social, além de proporcionar ambiente de debate, conexão e desenvolvimento de mulheres, seja no serviço público ou privado, no empreendedorismo ou na política.

 

Leis e normas aprovadas

Leis e normas aprovadas

Ver todas

LEI 7231/2023

Altera a Lei nº 5.691, 2 de agosto de 2016, que dispõe sobre a regulamentação da prestação do Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros Baseado em Tecnologia de Comunicação em Rede no Distrito Federal e dá outras providências.

25/01/2023

LEI 7207/2022

Altera a Lei nº 6.353, de 7 de agosto de 2019, que autoriza o transporte de animais domésticos no serviço de transporte coletivo de passageiros do Distrito Federal.

26/12/2022

ELO 126/2021

Altera a redação do art. 235, § 1º, da Lei Orgânica do Distrito Federal, a fim de assegurar a língua espanhola como disciplina obrigatória para os alunos do ensino médio na rede pública.

25/11/2021

Comissões e Frentes Parlamentares

  • Procuradoria Especial da Mulher

    Cargo: Procuradora

  • Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo

    Cargo: Presidente

  • Comissão de Economia, Orçamento e Finanças

    Cargo: Membro titular