Orçamento da CLDF Orçamento da CLDF

A Câmara Legislativa do DF (CLDF) criou uma maneira de tornar compreensível – e, assim, mais transparente - a descrição dos gastos e economias realizados pela Casa, mesmo para o cidadão que não conhece os termos e os métodos usados na descrição dos orçamentos públicos. Trata-se do Relatório Analítico de Acompanhamento da Execução Orçamentária, que é publicado mensalmente no portal da CLDF na internet.

Assim, a Casa dá um passo além do que é exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal*. Esta Lei obriga a publicação bimensal de relatório resumido da execução orçamentária (gastos, remanejamentos e economias) e de relatório da gestão fiscal (relativo às despesas com pessoal) a cada quatro meses, ambos disponíveis nesta página.

Pelo relatório analítico, o cidadão pode acompanhar as despesas da Câmara de forma detalhada (ou por subtítulos, na linguagem orçamentária) como, por exemplo, os gastos com manutenção da Casa – energia elétrica, água, telefone, serviços de limpeza e vigilância -, pagamento de pessoal, diárias e passagens, capacitação dos servidores e publicidade, entre outros. Pode ter acesso à evolução das despesas dos gabinetes (verba indenizatória), a diversas análises comparativas dos gastos da Câmara - como a do exercício atual com os anos anteriores – e a projeções de despesas futuras. Confira e acompanhe.

*Lei Complementar federal nº 101, de 4/5/2000.