Notícias

Voltar Comissão de Economia aprova mudança da base de cálculo do ICMS de TV por assinatura

Comissão de Economia aprova mudança da base de cálculo do ICMS de TV por assinatura

Publicado em 06/10/2015 10h31

Em reunião na manhã desta terça-feira (6), a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) aprovou a homologação do Convênio ICMS 78 (Processo nº 17/2015), que autoriza a mudança da base de cálculo do ICMS para TV por assinatura, de 10% para 15% dos serviços. "Deve haver um alinhamento com os demais estados" na cobrança desse serviço, justificou o relator da matéria, deputado Agaciel Maia (PTC).

Foi aprovado também pela comissão o PL nº 649/2015, que estabelece alíquotas progressivas para o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e aumenta de 17% para 18% a alíquota modal dos bens, isto é, o ICMS para bens que não têm tarifas específicas.

O Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) também sofrerá alteração de alíquotas, como foi aprovado na forma de substitutivo da CEOF ao PL nº 650/2015. As alíquotas levarão em conta o valor dos bens envolvidos.

Os parlamentares ratificaram ainda o protocolo de intenções firmado entre os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal para constituir consórcio interestadual com a finalidade de promover a região do "Brasil Central" (PL nº 677/2015).

Colégio de Líderes - Esses quatro itens extrapauta, aprovados pela manhã na CEOF, vão ser discutidos na reunião do Colégio de Líderes, às 14h30, antes de as matérias serem levadas à apreciação do plenário. 

Mais notícias sobre