Voltar Secretaria de Saúde apresenta relatório de atividades à CLDF

Secretaria de Saúde apresenta relatório de atividades à CLDF

Publicado em 08/12/2015 12h01

A Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) recebeu em audiência pública, na manhã desta terça-feira (08), o secretário de Estado de Saúde do DF, Fábio Gondim, e a subsecretária de Planejamento, Regulação, Avaliação e Controle, da secretaria, Leila Donato, para a apresentação do relatório de atividade quadrimestral da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Presidida pelo deputado Rodrigo Delmasso (PTN), a audiência pública contou com as presenças da Procuradora da República, Luciana Loureiro, da Presidente do Conselho de Transparência e Controle Social do Distrito Federal, Jovita José Rosa, e do Defensor Público, Celestino Chupel.

A apresentação do relatório do 2° quadrimestre de 2015 teve como objetivo prestar contas das atividades realizadas pela Secretaria nos períodos de maio a agosto deste ano. Segundo o secretário Fábio Gondim, embora o governo esteja passando por uma situação de crise em vários setores, inclusive na saúde, a SES-DF apresentou uma melhora no desempenho de suas atividades do primeiro para o segundo quadrimestre, e almeja adotar novas medidas e atualizar outras para o próximo ano.

A subsecretária Leila Donato ilustrou as metas e os saldos obtidos pela secretaria. Dentre os pontos apresentados por Donato apontou-se a cobertura populacional estimada pelas equipes básicas de saúde bucal que se manteve na média da meta; o número absoluto de óbitos por dengue que caiu de 14 para 9 casos; o número de cirurgias em um somatório de 16.012 cirurgias eletivas, emergenciais e outras; o número de consultas e atendimentos de urgência que chegaram a 1.099.51 no 2° quadrimestre de 2015.

A Procuradora da República no DF, Luciana Loureiro, declarou que a apresentação desse relatório é de importância também para o Ministério Público no que compete "saber como os recursos estão sendo aplicados e a compreender a visão da SES-DF diante da problemática que está passando". Já a Presidente do Conselho de Transparência e Controle Social do Distrito Federal, Jovita José Rosa, apontou a necessidade de se valorizar mais o cidadão que procura o SUS para atendimento e também sugeriu maior transparência nos custos de cada hospital do DF.

Vírus Zika – O deputado Rodrigo Delmasso levantou a questão do zika vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor do vírus da dengue e do chikungunya, e os casos de microcefalia que estão gerando mobilização nacional nos últimos meses. "Gostaria de solicitar, assim que possível, que a Secretaria apresentasse à Câmara Legislativa um plano de controle do zika vírus". O secretário declarou que já há uma intenção de trabalho junto ao exército brasileiro para combater o mosquito transmissor.