Notícias

Voltar Secretaria de Mobilidade apresenta relatório de gestão na CLDF

Secretaria de Mobilidade apresenta relatório de gestão na CLDF

Publicado em 14/04/2016 10h25

O secretário-adjunto de Mobilidade do DF, Fábio Damasceno, apresentou o relatório de gestão de 2015 à Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da Câmara Legislativa na manhã desta quinta-feira (14). "Foi o ano de 'arrumar a casa', em que transformamos ideias e planos em projetos", disse. Segundo ele, os projetos começarão a ser executados neste ano.

Entre as ações de 2015, Damasceno destacou o incentivo "à cultura da mobilidade ativa, que inclui andar de bicicleta e a pé". Ele disse que, apesar de o projeto urbanístico de Brasília não favorecer a mobilidade ativa, a intenção da pasta é integrar a bicicleta ao transporte público.

A integração e a expansão dos BRTs, que são os corredores exclusivos para ônibus em áreas de grande fluxo, serão a ênfase do novo programa de mobilidade, o qual será apresentado em breve à população, segundo o secretário. "Queremos descentralizar o sistema do Plano Piloto, ligar diretamente os BRTs para tornar possível ir direto, por exemplo, de Taguatinga a Sobradinho", apontou.

O vice-presidente da Comissão de Fiscalização, deputado Roosevelt Vilela (PSB), elogiou o incentivo à mobilidade ativa, bem como as medidas que podem agilizar o transporte público. O parlamentar sugeriu ações educacionais, a exemplo do Gentileza Urbana: curso voltado a motoristas para melhorar as interações entre aqueles profissionais e os usuários.

Clandestinos – Diversos taxistas compareceram à reunião de hoje para pedir fiscalização nas ruas a fim de coibir o transporte clandestino. De acordo com a presidente do Sindicato dos Permissionários e Motoristas Auxiliares de Táxi (Sinpetaxi), Maria do Bonfim, conhecida como Mariazinha, não apenas os carros que trabalham no sistema Uber, mas também qualquer carro particular pode transportar pessoas, uma vez que é falha a fiscalização.

 "Carros particulares estão fazendo transporte remunerado de pessoas, disfarçados de carona ou transporte solidário, e é por causa da permissividade do governo", alegou o taxista Leopoldo Ferreira. O secretário disse que o governo está preparando uma força-tarefa de combate aos clandestinos, envolvendo diversos órgãos, como o Detran, a Polícia Militar, a Polícia Civil, entre outros.

Fazenda – A presença da Secretaria de Mobilidade nesta quinta faz parte de ciclo de convites feitos pela comissão aos secretários de governo para exporem as ações das pastas. Já foram ouvidos os secretários da Criança, do Planejamento e da Saúde. O secretário de Fazenda, João Antônio Fleury, deverá participar dos trabalhos do colegiado no dia 28 deste mês. 

Mais notícias sobre