Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Parlamentares discutem composição das comissões

Parlamentares discutem composição das comissões

Qui, 02 Fev 2017 13:06

Parlamentares discutem composição das comissões

Parlamentares discutem composição das comissões

Deputados se reuniram na manhã desta quinta-feira (2) para discutir a composição das comissões permanentes da Câmara Legislativa para o biênio 2017/2018. A votação está prevista para próxima terça-feira (7).

As dez comissões permanentes da CLDF têm funções legislativas e fiscalizadoras, que diferem quanto à natureza dos temas. A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), por exemplo, reúne projetos e debates que abarcam essas áreas. Uma das comissões mais importantes da Casa é a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que trata do exame de aspectos como legalidade, juridicidade e técnica legislativa.

Além da CCJ, CEOF, CESC, compõe o quadro de comissões permanentes a Comissão de Assuntos Sociais, Comissão de Defesa do Consumidor, Comissão de Segurança, Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo, Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle, Comissão de Assuntos Fundiários e Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar.

Participação - A cada legislatura cresce a participação social nas reuniões das comissões, em pleitos específicos de grupos sociais que têm a oportunidade de discutir diretamente com parlamentares temas de seu interesse. No ano passado, integrantes do fórum distrital de educação debateram pontos do Plano Distrital de Educação em reuniões da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC). Além de ser um momento de interlocução entre deputados e população, os encontros semanais das comissões ainda permitem o consenso entre grupos antagônicos em conflitos de interesses mediados por membros das comissões. 

Franci Moraes - Coordenadoria de Comunicação Social