Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Deputados querem eleger presidentes de comissões nesta quarta

Deputados querem eleger presidentes de comissões nesta quarta

Ter, 07 Fev 2017 17:57

Deputados querem eleger presidentes de comissões nesta quarta

Deputados querem eleger presidentes de comissões nesta quarta

Alguns deputados defenderam a realização das eleições para presidentes e vices das comissões permanentes da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta quarta-feira (8), durante a sessão ordinária desta terça-feira (7). O pleito, no entanto, ainda não foi confirmado pelo presidente da Câmara, deputado Joe Valle (PDT). Ele informou que a convocação das eleições ainda depende de conversas com os parlamentares.

O deputado Bispo Renato Andrade (PR) destacou que a definição das comissões é importante para a retomada das análises dos projetos. Andrade lembrou que os colegiados são fundamentais para o aprofundamento das propostas e de assuntos como a crise hídrica e a questão fundiária. Já o deputado Júlio César sugeriu a realização de uma reunião logo após a sessão ordinária para construção de um consenso sobre os dirigentes das comissões.

O deputado Wasny de Roure (PT) ressaltou que as eleições só podem ser feitas após a publicação no Diário da Câmara Legislativa das indicações dos blocos partidários para cada uma das comissões. Ele também cobrou maior celeridade na realização do pleito. Outro que também sugeriu que a realização acontecesse já nesta quarta-feira foi o líder do PT, deputado Ricardo Vale.

Educação – O líder do governo, deputado Rodrigo Delmasso (Podemos), aproveitou a sessão para abordar o início do ano letivo na rede pública de ensino, a partir do próximo dia 10. Segundo ele, as escolas públicas receberão este ano 450 mil alunos, 40 mil a mais do que no ano anterior. O distrital destacou ainda que a rede conta com 30 mil professores e 46 mil alunos na educação integral em 256 escolas.

O deputado disse também que quatro novas creches serão entregues até abril. Informou também que quatro escolas estão em obras. O parlamentar garantiu que a Secretaria de Educação vai convocar professores de contrato temporário para preencher todas as carências da rede pública.

Já Wasny de Roure criticou a demora para a realização de licitação para construção de escolas técnicas. Segundo ele, das quatro previstas, só uma avançou, no Guará. O distrital argumentou que os recursos já estão disponíveis há alguns anos.

Luís Cláudio Alves - Coordenadoria de Comunicação Social