Mais lidas Mais lidas

« Voltar

CLDF homenageia policiais e bombeiros participantes dos jogos mundiais

Em homenagem aos policiais e bombeiros que participaram dos jogos mundiais de 2017, em Los Angeles (EUA), no período de 5 a 16 de agosto deste ano, a Câmara Legislativa realiza, nesta quarta-feira (20), às 19h, no plenário da Casa, sessão solene com a participação de parlamentares, autoridades, representantes das corporações, policiais-atletas e familiares. A iniciativa partiu dos deputados Celina Leão (PPS), Wellington Luiz (PMDB), Cláudio Abrantes (sem partido) e Rafael Prudente (PMDB).

Os jogos mundiais dos policiais e bombeiros (World Police and Fire Games – WPFG) acontecem a cada dois anos e reúne as forças de segurança de vários países. O campeonato é considerado o segundo maior evento do mundo em número de participantes, ficando atrás, apenas dos Jogos Olímpicos. A primeira edição dos jogos aconteceu em 1985, na cidade de San Jose, na Califórnia (EUA).

Participação - As corporações brasilienses formaram delegações que competiram em diversas modalidades. O grupo que representou a PCDF reuniu 109 atletas (entre policiais ativos e aposentados) que competiram nas modalidades de atletismo, crossfit, natação, vôlei, basquete, futebol, tênis, artes marciais, fisiculturismo e dardo. As maiores equipes foram as de atletismo, com 24 atletas, e a de futebol, com 36. No futebol, foram formados dois times, que competiram na categoria principal e na de maiores de 35 anos.

Os policiais civis do DF participam da competição desde 2009. Na edição anterior, realizada em 2015, eles conquistaram o maior número de medalhas entre as delegações brasileiras e contribuíram muito para que o Brasil ficasse em 5º lugar no quadro geral dos jogos daquele ano.

Na ocasião, a delegação da Polícia Militar era formada por 99 atletas, sendo que 15 lutaram nas modalidades submission (jiu-jitsu em quimono), caratê e judô. Um dos representantes brasilienses na modalidade judô é o sargento alan Borges, vice-campeão do Campeonato Latino americano de Policiais e Bombeiros, na categoria até 81 quilos.

José Coury Neto
Comunicação Social - Câmara Legislativa