Júri Oficial

Júri Oficial

Marcélia Cartaxo

Primeira brasileira a receber o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim (Urso de Prata), por sua atuação no filme A Hora da Estrela – consagrado no Festival de Brasília, em 1985 –, Marcélia Cartaxo tem uma carreira consolidada no cinema. Participou de mais de 25 filmes, por muitos dos quais também foi premiada (sendo o mais recente em Paulínia 2014, com A História da Eternidade). Fez novelas, especiais de TV, teatro e também dirigiu, além de trabalhar na preparação de atores. Atualmente filma, em Pernambuco, Big Jato, de Cláudio Assis. Marcélia, que morou no Distrito Federal na década de 1990, foi apresentadora do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e participou como jurada dos mais importantes festivais do País.

Maria do Rosário Caetano

Jornalista e pesquisadora de cinema, integra a equipe da Revista de Cinema e colabora com o semanário Brasil de Fato. Trabalhou no Correio Braziliense e Jornal de Brasília. Autora do livro Cinema Latino-Americano – Entrevistas e Filmes; em 2006, organizou Cangaço, o Nordestern no Cinema Brasileiro e, em 2012, Paulo Emilio Salles Gomes – O Homem Que Amava o Cinema e Nós Que o Amávamos Tanto. Escreveu três volumes para a Coleção Aplauso (Imprensa Oficial – SP). Colaborou com diversas publicações e é autora do livro-álbum Festival de Brasília 40 Anos. Por sua atuação  como jornalista cultural, ganhou prêmios e foi reconhecida pelo Cine PE, Mostra Tiradentes, Fest Aruanda e Curta Sergipe. É membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Sérgio Bazi

Jornalista e crítico de cinema, com atuação ininterrupta por mais de três décadas nos veículos de imprensa de Brasília, Sérgio Bazi atualmente é coordenador de imprensa do Ministério das Comunicações. Como cineasta, codirigiu o curta-metragem Brasiliários, com base na obra da escritora Clarice Lispector, premiado em festivais no Ceará e em Brasília. Integrou o júri oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e de outros certames. Editou e escreveu para o catálogo "Mostra Brasília – 10 Anos do Troféu Câmara Legislativa", em comemoração à primeira década do prêmio. Também integrou a comissão que selecionou os filmes que concorreram ao Troféu Câmara em 2012.