Artigos Artigos

Qui, 30 Abr 2015 18:51
Em artigo, o deputado Lira (PHS) explica o papel da Ouvidoria da CLDF e seu trabalho à frente do órgão que recebe as solicitações da população, as encaminha aos parlamentares e órgãos competentes do Poder Executivo e cobra respostas. Lira também destaca que a Ouvidoria é um canal de comunicação fundamental para o exercício da cidadania. Por isso, a contribuição de todos os setores da sociedade é sempre bem-vinda.

Lira - Ouvidoria é canal de exercício da cidadania

Eleito pelos meus colegas deputados distritais, assumi o desafio de ser o Ouvidor-Geral da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A Ouvidoria ocupa papel de destaque na CLDF por ser um espaço destinado à comunicação transparente entre os brasilienses e o Poder Legislativo local.

É função da Ouvidor-Geral receber as solicitações, encaminhá-las aos parlamentares ou órgãos competentes ligados ao Poder Executivo e cobrar respostas a todas as demandas da população registradas na CLDF, como tem sido feito desde que assumi tal responsabilidade. Devo lembrar que esse canal de comunicação é fundamental para o exercício da cidadania. Por isso, a contribuição de todos os setores da sociedade é sempre bem-vinda.

Nesses quatro meses, a Ouvidoria recebeu e deu os devidos encaminhamentos a centenas de demandas. O assunto mais abordado pelos solicitantes foi relacionado à área de Política, seguido de Política/Atuação Parlamentar e Saúde. Também destacaram-se os registros relativos a Trabalho/Concurso, Transporte e Economia/Impostos, taxas e tributos.

Reitero que o compromisso do ouvidor-geral é com a comunidade. Por isso, qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar denúncias, sugestões, críticas, reclamações, elogios ou solicitar informações sobre os serviços prestados pela Câmara Legislativa. Mas a Ouvidoria também acata demandas relativas a servidores, órgãos da Administração Pública ou, ainda, referentes a qualquer outro assunto que o cidadão considerar relevante, como direito do consumidor ou direitos humanos, por exemplo.

Ao atender o cidadão, o Poder Legislativo local promove a participação popular, a transparência e a eficiência na prestação dos serviços que são de sua atribuição. Mas esse atendimento não se limitará à sede da CLDF, por telefone ou pela internet. A exemplo do que aconteceu no mês passado, durante a sessão da Câmara Legislativa na Rodoviária, vou honrar meu compromisso de levar, em breve, a Ouvidoria para todas cidades do Distrito Federal.

A manifestação à Ouvidoria, que também é uma forma de o cidadão contribuir para a fiscalização da administração pública, pode ser feita de forma anônima. No entanto, a identificação é importante para a adequada apuração da demanda e seu devido encaminhamento aos responsáveis pela busca de soluções. Vale ressaltar que o sigilo dos dados do solicitante é respeitado e garantido. Entre em contato conosco pelo e-mail: ouvidoria@cl.df.gov.br ou pelo telefone: 0800 203 4810, das 8h30 às 18h30. Estamos aqui para trabalhar pelo povo.

Média (0 Votos)